Início » Pulso aberto: o que é, causa, sintoma e tratamento


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 24/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Pulso aberto: o que é, causa, sintoma e tratamento

Pulso aberto é um tema que nós não conseguimos traduzir para o meio médico, principalmente da minha área. Eu faço um esforço para tentar entender exatamente o que é, porque pulso aberto não faz muito sentido.

Pulso pra nós no meio médico é a palpação do fluxo sanguíneo. Você palpa o pulso da pessoa para saber se está com batimento cardíaco ok, se você tem algum sinal de arritmia, e tudo mais. Para nós essa terminologia não é muito clara.

Classificação de pulso aberto

Entorses

O que eu entendo de pulso aberto são duas patologias, uma delas são as entorses provenientes de traumas, quedas ou pancadas que podem gerar lesões na região do punho, e você terá a identidade traumática como fator primordial.

Repetição de atividades

Pacientes podem estar com pulso aberto ao fazer atividades repetidas que geram uma irritação na musculatura e tendões afetando a região do punho.

O que acontece é que para estas duas situações, às vezes o pessoal aplica a mesma terminologia e acaba confundindo os médicos.

Como tratar pulso aberto?

No caso do trauma proveniente de uma queda ou pancada, os cuidados iniciais são procurar um pronto atendimento e talvez usar uma proteção e tomar medicamentos.

Caso seja um problema mais crônico, uma lesão por repetição de esforço ou excesso pode ser indicado uma proteção, tomar medicamentos ou até mesmo imobilização. Às vezes, a fisioterapia deve ser complementada para o tratamento deste pulso aberto.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 9 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.