Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Pulso aberto: o que é, causa, sintoma e tratamento

Atualizado em 24/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Pulso aberto é um tema que nós não conseguimos traduzir para o meio médico, principalmente da minha área. Eu faço um esforço para tentar entender exatamente o que é, porque pulso aberto não faz muito sentido.

Pulso, para nós no meio médico, é a palpação do fluxo sanguíneo. Você palpa o pulso da pessoa para saber se está com batimento cardíaco ok, se você tem algum sinal de arritmia e tudo mais. Para nós essa terminologia não é muito clara.

Classificação de pulso aberto

Entorses

O que eu entendo de pulso aberto são duas patologias, uma delas são as entorses provenientes de traumas, quedas ou pancadas que podem gerar lesões na região do punho, e você terá a identidade traumática como fator primordial.

Repetição de atividades

Pacientes podem estar com pulso aberto ao fazer atividades repetidas que geram uma irritação na musculatura e tendões afetando a região do punho.

O que acontece é que para estas duas situações, às vezes o pessoal aplica a mesma terminologia e acaba confundindo os médicos.

Como tratar pulso aberto?

No caso do trauma proveniente de uma queda ou pancada, os cuidados iniciais são procurar um pronto atendimento e talvez usar uma proteção e tomar medicamentos.

Caso seja um problema mais crônico, uma lesão por repetição de esforço ou excesso pode ser indicado uma proteção, tomar medicamentos ou até mesmo imobilização. Às vezes, a fisioterapia deve ser complementada para o tratamento deste pulso aberto.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico