Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Punho aberto: o que é?

Atualizado em 24/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Primeiramente, pulso aberto é uma terminologia que não faz sentido do ponto de vista ortopédico, porém, é muito utilizado pela sociedade no dia a dia.

Algumas perguntas foram feitas em meu canal do Youtube e vou tentar esclarecê-las aqui.

O que é bom para o punho aberto?

Punho aberto, muitas vezes, pode ser interpretado como uma entorse de punho, lesão por esforço ou trauma. Para desinflamar e tirar a dor, é recomendado o uso de proteção para imobilizar e restringir o movimento.

Se for uma dor aguda recente, a aplicação de gelo local durante 15 minutos 2 ou 3 vezes ao dia costuma ajudar. Os analgésicos como dipirona e paracetamol também podem ser boas complementações em uma abordagem inicial.

É importante lembrar que se o paciente tem queixa de punho aberto, o ideal é procurar um atendimento para esclarecer o diagnóstico as melhores alternativas para o tratamento.

Qual o tempo de recuperação do punho aberto?

O tempo de recuperação depende do tipo de lesão. Caso seja um entorse ou lesão mais simples, de menor intensidade, a recuperação pode demorar entre 7 e 10 dias.

Porém, se houve uma lesão mais intensa, de maior impacto, pode demorar entre 3 a 4 semanas para obter uma melhora do quadro. Portanto, o tipo de lesão vai determinar quantos dias pode levar a recuperação

Como saber se o punho está deslocado?

O deslocamento do punho se diz respeito às subluxações ou luxações do punho que são alterações geradas por algum evento traumático de alta energia.

Um acidente de alta magnitude pode ser percebido pelo grau de deformidade, dor, incapacidade de movimentação, inchaço e talvez sintomas neurológicos associados.

Contudo, o deslocamento do punho é grave e demanda um rápido restabelecimento da articulação para o seu lugar de origem. Nesses casos, é ainda mais importante recorrer rapidamente ao pronto-socorro.

Quanto tempo ficar com a munhequeira?

Isso depende da intensidade da lesão inicial. Se for um estirão ou uma contratura menor, 5 ou 7 dias podem ser suficientes. Em casos de lesões simples, 7 ou 10 dias. Nos entorses, o uso da munhequeira pode durar 10 ou 14 dias. Já nas lesões de maior intensidade, 3 ou 4 semanas.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico