Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Síndrome do túnel cubital: como tratar?

Atualizado em 14/06/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A síndrome do túnel do cubital em geral consiste na compressão do nervo ulnar que ocasiona, principalmente, alterações de sensibilidade na região da mão, mais precisamente ao redor dos dedos anelar e mínimo. O nome parece estranho, e muitas vezes as pessoas apresentam a doença, mas não sabem muito do que se trata.

O túnel cubital recebe este nome por ser uma passagem estreita em que o nervo ulnar tem que atravessar entre o braço e antebraço. Uma das possibilidades de dano do mesmo se dá quando a pessoa se apoia sobre os cotovelos por períodos prolongados.

Quando o problema é tratado de forma adequada, é possível evitar maiores sequelas. Quer saber qual a melhor forma de tratar a síndrome do túnel cubital? Então, continue acompanhando este post.

A imagem mostra uma pessoa pressionando o braço em uma região próxima ao cotovelo.
Síndrome do túnel cubital: como tratar? 2

Como é feito o diagnóstico e quais os sintomas?

Para diagnosticar a Síndrome do túnel cubital, são realizados exames clínicos inicialmente. Em alguns casos também podem ser feitos estudos de condução nervosa, auxiliando a identificação da área exata da lesão do nervo, principalmente se a cirurgia estiver sendo cogitada pelo médico especialista em cirurgia da mão.

A doença apresenta alguns sintomas, entre os principais estão:

  • Formigamento;
  • Sensação de aplicação de agulhas (nos dedos anelar e mínimo);
  • Dor no cotovelo;
  • Dormência na região dos dedos anelar e mínimo.

A fraqueza é outro sintoma, e pode interferir também no movimento de pinça dos dedos indicador e polegar, levando a incapacidade de segurar objetos, uma vez que boa parte dos músculos da mão é controlada pelo nervo ulnar. Além disso, pode haver a perda muscular ou atrofia e deformação dos dedos.

Tratamento: como é realizado?

A princípio, é importante evitar atividades que provoquem os sintomas da doença, como a flexão do cotovelo por longos períodos. As pessoas que apresentam um estágio mais leve do problema passam por uma reabilitação inicial, através de fisioterapia, e em alguns casos utilizam tala durante a noite. Em geral, elas têm uma boa resposta com esse tratamento.

E, para as pessoas que não respondem bem ao tratamento convencional, ou que apresentam casos mais graves do nervo, é indicada a cirurgia para aliviar a compressão do mesmo, que pode ser chamada de descompressão cirúrgica do nervo cubital.

Na maioria das vezes, a síndrome do túnel cubital oferece poucos riscos, ou seja, as complicações são raras, no entanto, assim como outras cirurgias, é necessário fazer uma avaliação pré-operatória para então encaminhar o paciente para o procedimento.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico