A síndrome do túnel do cubital em geral consiste na compressão do nervo ulnar que ocasiona, principalmente, alterações de sensibilidade na região da mão, mais precisamente ao redor dos dedos anelar e mínimo. O nome parece estranho, e muitas vezes as pessoas apresentam a doença, mas não sabem muito do que se trata.
O túnel cubital recebe este nome por ser uma passagem estreita em que o nervo ulnar tem que atravessar entre o braço e antebraço. Uma das possibilidades de dano do mesmo se dá quando a pessoa se apoia sobre os cotovelos por períodos prolongados.
Quando o problema é tratado de forma adequada, é possível evitar maiores sequelas. Quer saber qual a melhor forma de tratar a síndrome do túnel cubital? Então, continue acompanhando este post.
Para diagnosticar a Síndrome do túnel cubital, são realizados exames clínicos inicialmente. Em alguns casos também podem ser feitos estudos de condução nervosa, auxiliando a identificação da área exata da lesão do nervo, principalmente se a cirurgia estiver sendo cogitada pelo médico especialista em cirurgia da mão.
A doença apresenta alguns sintomas, entre os principais estão:
A fraqueza é outro sintoma, e pode interferir também no movimento de pinça dos dedos indicador e polegar, levando a incapacidade de segurar objetos, uma vez que boa parte dos músculos da mão é controlada pelo nervo ulnar. Além disso, pode haver a perda muscular ou atrofia e deformação dos dedos.
A princípio, é importante evitar atividades que provoquem os sintomas da doença, como a flexão do cotovelo por longos períodos. As pessoas que apresentam um estágio mais leve do problema passam por uma reabilitação inicial, através de fisioterapia, e em alguns casos utilizam tala durante a noite. Em geral, elas têm uma boa resposta com esse tratamento.
E, para as pessoas que não respondem bem ao tratamento convencional, ou que apresentam casos mais graves do nervo, é indicada a cirurgia para aliviar a compressão do mesmo, que pode ser chamada de descompressão cirúrgica do nervo cubital.
Na maioria das vezes, a síndrome do túnel cubital oferece poucos riscos, ou seja, as complicações são raras, no entanto, assim como outras cirurgias, é necessário fazer uma avaliação pré-operatória para então encaminhar o paciente para o procedimento.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico