Primeiro vamos lembrar, síndrome cubital é uma compressão de um dos nervos que atravessa geralmente do braço para o antebraço, através da parte interna do cotovelo, que é o nervo ulnar. O cúbito é a passagem que temos na região do cotovelo.
Essa compressão gera sintomas que variam de:
Podem ou não evoluir para lesões de intensidade mais grave e sintomas mais intensos.
Quando a gente tem a suspeita desse tipo de problema, são necessárias avaliações clínicas para entender o que está acontecendo e muitas vezes alguns exames subsidiários são interessantes para o esclarecimento do problema.
Em geral, o principal exame sugerido é a eletroneuromiografia, consiste na avaliação do funcionamento dos nervos periféricos, no qual você pode encontrar a alteração do nervo ulnar.
Veja também: Síndrome do túnel do carpo – o que é?
O tratamento em geral costuma ser mais simples, baseado em medicações, atividades de reabilitação e o monitoramento.
Em casos mais graves, lesões consolidadas e mais antigas podem haver a necessidade de uma intervenção cirúrgica para que a gente consiga fazer a liberação desse nervo e com isso tentar retomar o máximo possível da funcionalidade desse nervo.
Essas lesões não são tão graves, na grande maioria, mas é sempre importante uma avaliação bem minuciosa e a partir daí, propor os tratamentos possíveis.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico