Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Síndrome do Túnel Cubital: o que é e tratamento

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Primeiro vamos lembrar, síndrome cubital é uma compressão de um dos nervos que atravessa geralmente do braço para o antebraço, através da parte interna do cotovelo, que é o nervo ulnar. O cúbito é a passagem que temos na região do cotovelo.

Sintomas:

Essa compressão gera sintomas que variam de:

  • Alterações de formigamento;
  • Dormência nos dedos anelar e mínimo;
  • Fraqueza;
  • Limitações da musculatura da mão.

Podem ou não evoluir para lesões de intensidade mais grave e sintomas mais intensos.

Exames:

Quando a gente tem a suspeita desse tipo de problema, são necessárias avaliações clínicas para entender o que está acontecendo e muitas vezes alguns exames subsidiários são interessantes para o esclarecimento do problema.

Em geral, o principal exame sugerido é a eletroneuromiografia, consiste na avaliação do funcionamento dos nervos periféricos, no qual você pode encontrar a alteração do nervo ulnar.

Veja também: Síndrome do túnel do carpo – o que é?

Tratamento:

O tratamento em geral costuma ser mais simples, baseado em medicações, atividades de reabilitação e o monitoramento.

Em casos mais graves, lesões consolidadas e mais antigas podem haver a necessidade de uma intervenção cirúrgica para que a gente consiga fazer a liberação desse nervo e com isso tentar retomar o máximo possível da funcionalidade desse nervo.

Essas lesões não são tão graves, na grande maioria, mas é sempre importante uma avaliação bem minuciosa e a partir daí, propor os tratamentos possíveis.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico