Início » Tendinite na mão: Como amenizar as dores?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 02/10/2020 por Dr. Fernando Moya

Tendinite na mão: Como amenizar as dores?

A imagem mostra uma mão direita segurando o punho de uma mão esquerda.

A tendinite é, grosseiramente falando, uma inflamação que acomete os tendões, que são as estruturas de conexão entre os músculos e ossos. Geralmente, o problema é causado por movimentos repetitivos e o excessos de esforços ou até mesmo traumas na região, que provocam calor, vermelhidão e dor na área afetada. Mas, como amenizar esses sintomas? Acompanhe o post de hoje!

Características da tendinite

Conforme dissemos, a tendinite é ocasionada pela sobrecarga nos tendões, que leva o indivíduo a sofrer inflamação, inchaços e limitação de movimento e força. Desta forma, a doença se relaciona também com a lesão por esforço repetitivo (LER), que ocorre em pessoas que utilizam o movimento das mãos de forma repetida. Além disso, doenças como a lúpus, diabetes mellitus e artrite reumatoide também podem desencadear problemas nos tendões, desencadeados por outras mecanismos.

Principais sintomas

O paciente com tendinite, especificamente na mão pode apresentar diversos sintomas, entre eles podemos destacar:

  • Limitação nos movimentos e de força;
  • Surgimento de inchaço;
  • Calor no local afetado;
  • Fortes dores.

Como tratar a tendinite?

A primeira e mais importante medida a ser tomada, com o objetivo de amenizar o desconforto das dores causadas pela tendinite nas mãos, é o repouso. Juntamente com o uso de proteções, bandagens, talas ou outros acessórios, a área afetada estará menos exposta e portanto tende a sofrer menos. Mas atenção, o uso prolongado desses aparelhos deve ser bastante cuidadosa para não trazer consequências adversas.

Medicações analgésicas e anti-inflamatórios também podem ser empregados temporariamente para alívio inicial do problema.
O tempo de descanso necessário deverá ser determinado pelo médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, e deve ser seguido rigorosamente.

Outra alternativa essencial e indicada para melhorar o desconforto é a fisioterapia. A mesma pode ser feita de diversas maneiras, mas com objetivos parecidos: controle de dor, redução de inchaços, recuperação da mobilidade e força.  

Em casa, a melhor maneira de aliviar os sintomas da tendinite na mão é aplicar uma bolsa de gelo, por cerca de 15 a 20 minutos, aproximadamente, de 2 a 4 vezes ao dia. Além de mobilização articular com alongamentos dos membros superiores.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.