A tendinite é, grosseiramente falando, uma inflamação que acomete os tendões, que são as estruturas de conexão entre os músculos e ossos. Geralmente, o problema é causado por movimentos repetitivos e o excessos de esforços ou até mesmo traumas na região, que provocam calor, vermelhidão e dor na área afetada. Mas, como amenizar esses sintomas? Acompanhe o post de hoje!
Conforme dissemos, a tendinite é ocasionada pela sobrecarga nos tendões, que leva o indivíduo a sofrer inflamação, inchaços e limitação de movimento e força. Desta forma, a doença se relaciona também com a lesão por esforço repetitivo (LER), que ocorre em pessoas que utilizam o movimento das mãos de forma repetida. Além disso, doenças como a lúpus, diabetes mellitus e artrite reumatoide também podem desencadear problemas nos tendões, desencadeados por outras mecanismos.
O paciente com tendinite, especificamente na mão pode apresentar diversos sintomas, entre eles podemos destacar:
A primeira e mais importante medida a ser tomada, com o objetivo de amenizar o desconforto das dores causadas pela tendinite nas mãos, é o repouso. Juntamente com o uso de proteções, bandagens, talas ou outros acessórios, a área afetada estará menos exposta e portanto tende a sofrer menos. Mas atenção, o uso prolongado desses aparelhos deve ser bastante cuidadosa para não trazer consequências adversas.
Medicações analgésicas e anti-inflamatórios também podem ser empregados temporariamente para alívio inicial do problema.
O tempo de descanso necessário deverá ser determinado pelo médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, e deve ser seguido rigorosamente.
Outra alternativa essencial e indicada para melhorar o desconforto é a fisioterapia. A mesma pode ser feita de diversas maneiras, mas com objetivos parecidos: controle de dor, redução de inchaços, recuperação da mobilidade e força.
Em casa, a melhor maneira de aliviar os sintomas da tendinite na mão é aplicar uma bolsa de gelo, por cerca de 15 a 20 minutos, aproximadamente, de 2 a 4 vezes ao dia. Além de mobilização articular com alongamentos dos membros superiores.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico