Início »
Dr. Fernando Munhoz Moya
GoogleMyCitations
CRM: 112.046
Atualizado em: 24/08/2020 por Dr. Fernando Moya
Tendinite nas mãos: saiba como prevenir
Dicas para prevenção e tratamento:
Postura:
Antes de mais nada, eu sempre pego um pouco no pé dos pacientes em relação a um quesito que é a postura. Contudo, a postura, tanto no nosso dia a dia, quanto para as atividades de trabalho, é muito importante que preste atenção, não exceda determinadas posturas e não sobrecarregue as articulações, tudo isso a fim de evitar inflamações e irritações, porque no fundo o que a gente está falando quando pensa a respeito da tendinite em termos técnicos é a inflamação dos tendões, é uma sobrecarga das estruturas.
Em suma, se você puder evitar através de correções pontuais no dia a dia é sempre bem-vindo.
Alongamentos:
Além dessas questões posturais, é sempre válido lembrar sobre os alongamentos. Por outro lado, eu sei que realmente é chato, toma um tempinho, mas é super útil, é uma atividade que faz a prevenção e o tratamento caso você já tenha uma queixa.
Alongar-se, fazer essas mobilizações articulares ao decorrer do dia, é de suma importância.
Fortalecimento:
O terceiro ponto que vamos conversar é sobre a questão da atividade física. Logo, em minha opinião é também muito importante, porque a musculatura bem desenvolvida e fortalecida protege a articulação, previne que você tenha sobrecargas mecânicas.
Não trabalhe apenas a área acometida:
Lembrando alguns pontos que também acho que é interessante dentro desse fortalecimento, não devemos focar apenas na área que está acometida.
Tenho uma tendinite no punho, devo fazer um fortalecimento só do punho? Não acho que seja o caminho, acho que devemos trabalhar o conjunto como um todo.
No entanto, um trabalho desde a região dorsal, passando pelo ombro, cotovelo e também trabalhar o punho em algum momento. É necessário lembrar que as coisas funcionam como uma cadeia e as coisas estão um pouco interligadas.
Veja também: O uso excessivo do celular e a tendinite: qual a relação?
Enfim, seja com musculação, atividades como pilates, yoga, RPG ou treinamentos funcionais que hoje em dia vemos com maior frequência, são coisas muito interessantes, se for bem indicadas e acompanhadas, costumam ter muito benefício.
Tenossinovite de Quervain: o que é
Conheça as causas, o tratamentos e como prevenir a Tenossinovite de Quervain. E qualquer sinal da patologia, procure seu médico.
O que é Rizartrose?
A Rizartrose é facilmente identificada somente nos casos mais avançados, mas no estágio inicial ela precisa de exames mais específicos. Entenda melhor essa doença que precisa ser tratada, confira!
O que é pseudoartrose do escafoide? Entenda!
Pseudoartrose de escafoide é uma falha na cicatrização de um dos ossos presentes no punho. Descubra quais são as causas, sintomas e como tratar esse tipo de problema!
Por Dr. Fernando Moya.
CRM 112046
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.
0 comentários