Tendinite nas mãos: saiba como prevenir

Dicas para prevenção e tratamento:

Postura:

Antes de mais nada, eu sempre pego um pouco no pé dos pacientes em relação a um quesito que é a postura. Contudo, a postura, tanto no nosso dia a dia, quanto para as atividades de trabalho, é muito importante que preste atenção, não exceda determinadas posturas e não sobrecarregue as articulações, tudo isso a fim de evitar inflamações e irritações, porque no fundo o que a gente está falando quando pensa a respeito da tendinite em termos técnicos é a inflamação dos tendões, é uma sobrecarga das estruturas.

Em suma, se você puder evitar através de correções pontuais no dia a dia é sempre bem-vindo.

 

Alongamentos:

Além dessas questões posturais, é sempre válido lembrar sobre os alongamentos. Por outro lado, eu sei que realmente é chato, toma um tempinho, mas é super útil, é uma atividade que faz a prevenção e o tratamento caso você já tenha uma queixa.

Alongar-se, fazer essas mobilizações articulares ao decorrer do dia, é de suma importância.

 

Fortalecimento:

O terceiro ponto que vamos conversar é sobre a questão da atividade física. Logo, em minha opinião é também muito importante, porque a musculatura bem desenvolvida e fortalecida protege a articulação, previne que você tenha sobrecargas mecânicas.

 

Não trabalhe apenas a área acometida:

Lembrando alguns pontos que também acho que é interessante dentro desse fortalecimento, não devemos focar apenas na área que está acometida.

Tenho uma tendinite no punho, devo fazer um fortalecimento só do punho? Não acho que seja o caminho, acho que devemos trabalhar o conjunto como um todo.

No entanto, um trabalho desde a região dorsal, passando pelo ombro, cotovelo e também trabalhar o punho em algum momento. É necessário lembrar que as coisas funcionam como uma cadeia e as coisas estão um pouco interligadas.

Veja também: O uso excessivo do celular e a tendinite: qual a relação?

Enfim, seja com musculação, atividades como pilates, yoga, RPG ou treinamentos funcionais que hoje em dia vemos com maior frequência, são coisas muito interessantes, se for bem indicadas e acompanhadas, costumam ter muito benefício.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta