Tenossinovite de Quervain: o que é

Atualizado em: 04/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

4 minutos

Início » Tenossinovite de Quervain: o que é

O que é a Tenossinovite de Quervain?

Em primeiro lugar o nome “Quervain” é o nome do colega que descreveu uma patologia oficialmente, mas resumidamente, o que é essa tenossinovite? O que é essa moléstia?

É uma inflamação que acomete o setor do Punho que está mais próximo, como se fosse, como referência a base do polegar. Ela é uma patologia que atinge um grupo de tendões extensores que estão conectados ao movimento do polegar.

Então temos os tendões do primeiro compartimento extensor longo do extensor curto.

As Causas para Tenossinovite de Quervain

As causas ainda não são totalmente explícitas, nós não temos exatamente os caminhos pelos quais a gente tem a geração da inflamação.

Mas você pode ter por repetições de trauma, por movimentos forçados, por excessos de movimento. Então qual que é uma situação super comum, por exemplo, para dar algumas dicas? Trabalhador que tem alguns movimentos repetitivos, principalmente pra deslocamento lateral no punho, costuma ter esse tipo de problema.

Mães de criança pequena, que tem que fazer o manuseio das crianças, fazendo a colocação ou retirada do berço, às vezes a postura de amamentação, de cuidados com a criança, também pode desenvolver esse tipo de problema.

Diagnóstico da Tenossinovite de Quervain

A detecção do problema é relativamente simples, nós temos geralmente no paciente uma dor, bem centrada nesse setor que conversamos, e a confirmação se forem necessária podemos optar por, por exemplo, ultrassom ou uma ressonância magnética em casos que geram um pouco mais de dúvida.

São exames suficientes para chegar à conclusão do diagnóstico. Uma vez diagnosticada, nós temos alguns caminhos possíveis para o tratamento.

Relacionados ao tema

O tratamento da Tenossinovite de Quervain

Nós podemos ir desde o tratamento mais conservador, buscando, por exemplo, uma reabilitação com a fisioterapia, com a terapia ocupacional, o uso de proteções temporárias, o uso de medicações analgésicas ou anti-inflamatórias. Então esse conjunto de tratamentos iniciais pode ser optado.

E existe um segundo método que pode ser indicado em alguns pacientes e que é a infiltração local, ou seja, é uma aplicação de meditação diretamente onde existe o processo inflamatório.

Esse remédio geralmente aplicável é o corticoide que vai agir desinflamando a região. E por último nós temos um recurso, para patologias refratárias ou tratamentos dessas maneiras mais simples, e é o tratamento cirúrgico.

Onde vamos desobstruir a passagem desse tendão, fazendo uma cirurgia que não é, tecnicamente, uma grande cirurgia. É uma cirurgia relativamente pequena, mas que traz o impacto, traz uma melhoria super considerável na maioria dos casos.

Como Prevenir a Tenossinovite de Quervain?

Na verdade, não tem grandes mistérios. É preciso manter um bom alongamento, uma mobilidade. Evitar estresses de longa ligação no punho, principalmente os movimentos falados.

Na verdade, não tem grandes mistérios. É preciso manter um bom alongamento, uma mobilidade. Evitar estresses de longa ligação no punho, principalmente os movimentos falados.

O que achou do post de hoje? Deixe sua opinião nos comentários!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
Quais as causas da Moléstia de Dupuytren?

Quais as causas da Moléstia de Dupuytren?

A Moléstia de Dupuytren é uma doença que acomete geralmente a região palmar da mão, ela causa deformidade quando evolui descontroladamente e nós temos muitas vezes opção de tratamentos mais conservadora, com observação, ou a de intervenção e a remoção cirúrgica.

ler mais
× Agendar Consulta.