Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Tenossinovite de Quervain: o que é

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é a Tenossinovite de Quervain?

Em primeiro lugar o nome “Quervain” é o nome do colega que descreveu uma patologia oficialmente, mas resumidamente, o que é essa tenossinovite? O que é essa moléstia?

É uma inflamação que acomete o setor do Punho que está mais próximo, como se fosse, como referência a base do polegar. Ela é uma patologia que atinge um grupo de tendões extensores que estão conectados ao movimento do polegar.

Então temos os tendões do primeiro compartimento extensor longo do extensor curto.

As Causas para Tenossinovite de Quervain

As causas ainda não são totalmente explícitas, nós não temos exatamente os caminhos pelos quais a gente tem a geração da inflamação.

Mas você pode ter por repetições de trauma, por movimentos forçados, por excessos de movimento. Então qual que é uma situação super comum, por exemplo, para dar algumas dicas? Trabalhador que tem alguns movimentos repetitivos, principalmente pra deslocamento lateral no punho, costuma ter esse tipo de problema.

Mães de criança pequena, que tem que fazer o manuseio das crianças, fazendo a colocação ou retirada do berço, às vezes a postura de amamentação, de cuidados com a criança, também pode desenvolver esse tipo de problema.

Diagnóstico da Tenossinovite de Quervain

A detecção do problema é relativamente simples, nós temos geralmente no paciente uma dor, bem centrada nesse setor que conversamos, e a confirmação se forem necessária podemos optar por, por exemplo, ultrassom ou uma ressonância magnética em casos que geram um pouco mais de dúvida.

São exames suficientes para chegar à conclusão do diagnóstico. Uma vez diagnosticada, nós temos alguns caminhos possíveis para o tratamento.

O tratamento da Tenossinovite de Quervain

Nós podemos ir desde o tratamento mais conservador, buscando, por exemplo, uma reabilitação com a fisioterapia, com a terapia ocupacional, o uso de proteções temporárias, o uso de medicações analgésicas ou anti-inflamatórias. Então esse conjunto de tratamentos iniciais pode ser optado.

E existe um segundo método que pode ser indicado em alguns pacientes e que é a infiltração local, ou seja, é uma aplicação de meditação diretamente onde existe o processo inflamatório.

Esse remédio geralmente aplicável é o corticoide que vai agir desinflamando a região. E por último nós temos um recurso, para patologias refratárias ou tratamentos dessas maneiras mais simples, e é o tratamento cirúrgico.

Onde vamos desobstruir a passagem desse tendão, fazendo uma cirurgia que não é, tecnicamente, uma grande cirurgia. É uma cirurgia relativamente pequena, mas que traz o impacto, traz uma melhoria super considerável na maioria dos casos.

Como Prevenir a Tenossinovite de Quervain?

Na verdade, não tem grandes mistérios. É preciso manter um bom alongamento, uma mobilidade. Evitar estresses de longa ligação no punho, principalmente os movimentos falados.

Na verdade, não tem grandes mistérios. É preciso manter um bom alongamento, uma mobilidade. Evitar estresses de longa ligação no punho, principalmente os movimentos falados.

O que achou do post de hoje? Deixe sua opinião nos comentários!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico