Início » Tenossinovite de Quervain: o que é?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 01/03/2021 por Dr. Fernando Moya

O que é a Tenossinovite de Quervain?

 

Tenossinovite de Quervain é uma inflamação do punho, basicamente do conjunto de tendão e a sua bainha, que reveste em determinados setores do punho e da mão.

No caso da Quervain, ela é uma tenossinovite bem específica, de um setor bem particular, localizado mais ou menos na margem radial, logo abaixo da linha do polegar em relação ao punho.

Diagnóstico:

Mais uma vez, a partir de uma boa avaliação clínica e exames físicos, como raios-X, ultrassom, e às vezes uma ressonância, é possível chegar a um diagnóstico. A partir do momento em que o paciente é diagnosticado, as formas de tratamento poderão ser decididas.

Sintomas:

Os principais sintomas apresentados pelo paciente são dores, dificuldade para determinadas movimentações, e algumas outras atividades que o indivíduo costuma praticar com o punho.

Atualmente, existem algumas situações bastante frequentes, principalmente em pacientes que exigem muito da mobilidade do punho. E também não é raro encontrar isso em mães de crianças pequenas.

Alternativas de tratamento:

A primeira alternativa é um tratamento simples, que é o conservador, muito focado na fisioterapia, proteções locais, medidas analgésicas com medicação por via oral ou por via tópica.

Existe uma segunda modalidade, que é o tratamento através de aplicações de medicação, que são as infiltrações peritendineas. Essa é uma modalidade mais agressiva, mas que têm resultados bem positivos.

E existe uma terceira modalidade de tratamento, que seria o tratamento cirúrgico, um pouco mais agressivo, porém com resultados bem interessantes, até superiores às demais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + três =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.