Tenossinovite de Quervain é uma inflamação do punho, basicamente do conjunto de tendão e a sua bainha, que reveste em determinados setores do punho e da mão.
No caso da Quervain, ela é uma tenossinovite bem específica, de um setor bem particular, localizado mais ou menos na margem radial, logo abaixo da linha do polegar em relação ao punho.
Mais uma vez, a partir de uma boa avaliação clínica e exames físicos, como raios-X, ultrassom, e às vezes uma ressonância, é possível chegar a um diagnóstico. A partir do momento em que o paciente é diagnosticado, as formas de tratamento poderão ser decididas.
Os principais sintomas apresentados pelo paciente são dores, dificuldade para determinadas movimentações, e algumas outras atividades que o indivíduo costuma praticar com o punho.
Atualmente, existem algumas situações bastante frequentes, principalmente em pacientes que exigem muito da mobilidade do punho. E também não é raro encontrar isso em mães de crianças pequenas.
A primeira alternativa é um tratamento simples, que é o conservador, muito focado na fisioterapia, proteções locais, medidas analgésicas com medicação por via oral ou por via tópica.
Existe uma segunda modalidade, que é o tratamento através de aplicações de medicação, que são as infiltrações peritendineas. Essa é uma modalidade mais agressiva, mas que têm resultados bem positivos.
E existe uma terceira modalidade de tratamento, que seria o tratamento cirúrgico, um pouco mais agressivo, porém com resultados bem interessantes, até superiores às demais.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário
Compartilhe nas redes sociais!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico