Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Complicações pós-operatórias da Cirurgia de mão

Atualizado em 01/12/2022
Tempo de leitura: 3 min.

A cirurgia de mão consiste em um procedimento que tem como objetivo reparar lesões nas mãos, punhos e cotovelos

Recebemos muito em nosso canal, dúvidas em relação a consequências que acontecem nas cirurgias de mão e neste post farei um apanhado do que é mais comum. Acompanhe!

Complicações das ressecções de Cistos Sinoviais

Iremos começar falando das complicações das ressecções de cistos sinoviais, e aí entra uma segunda discussão, porque nós temos dentro dos cistos sinoviais várias localizações destes cistos, então eles podem estar próximos do começo dos dedos, podem estar na região distal, próximo das unhas ou das articulações finais dos dedos. Então, cada uma dessas posições vai ter coisas que podem estar em maior perigo.

Região Dorsal

Quando falamos da região dorsal, as principais complicações são a aderência da cicatriz formada pela incisão, que é muito comum pois a pele do dorso é uma pele muito fina, então se não cuidamos da cicatriz, não tomamos os cuidados adequados, isso pode causar uma certa limitação de mobilidade.

Região Palmar

Quando falamos da região palmar, dos cistos palmares, o que está muito próximo dos cistos em geral são ramificações da artéria radial, essa artéria que a gente palpa o pulso muitas vezes, então se de repente, dependendo da posição que o cisto ocupa, de alguma intercorrência operatória, pode criar uma lesão desses ramos vasculares.

Região dos Dedos

Quando falamos dos dedos, esses cistos que se encontram na base dos dedos, as vezes você pode machucar o tendão flexor, que existe uma íntima relação entre o tendão e a presença do cisto, os nervos digitais estão muito próximos também da região dos cistos, então precisa-se ter um cuidado adicional.

Sobre as complicações desses cistos da região distal, o principal que eu vejo de complicação são as recorrências. Quando a gente faz uma ressecção, cauteriza, mas muitas vezes pode ser que evolua com alguma persistência de algum resíduo do cisto, ou até mesmo problemas com as cicatrizes, as vezes não é uma coisa tão incomum.

Então essas são as principais coisas que vemos com as cirurgias relacionadas aos cistos sinoviais.

Outras patologias

Em relação a outras patologias, como o túnel do carpo, também podemos ter aderências nas incisões, podem formar fibroses que às vezes atrapalham a mobilidade, pode acontecer as alterações de liberação insuficiente e persistência da queixa. E vou comentar a última, que é a do “de quervain”, que é a tenossinovite que acomete os extensores do polegar, que geralmente é uma incisão na região próxima do punho em direção ao polegar, estas se você também não toma o cuidado devido, você pode machucar tanto o nervo que dá a sensibilidade para a região dorsal do polegar, quanto as mesmas aderências que citamos do dorso do punho.

Este é um apanhado geral, mas espero que tenha contribuído para auxiliar em algumas de suas respostas!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 06 / 07 / 23
Os tumores nas mãos são caracterizados por qualquer aumento de volume na região. Existem diferentes tipos e características, como os tumores de células gigantes, os cistos sinoviais e os cistos epidérmicos. No post de hoje falaremos sobre os tumores de mão, destacando a distinção entre malignos e benignos, bem como os tratamentos específicos para cada tipo. Acompanhe!
Ler Mais
 | 09 / 02 / 23
O cisto sinovial, é como uma bolsa que tem líquido sinovial em seu interior. O seu tratamento pode ser feito de 3 formas diferentes, incluindo tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos. Neste post, iremos explicar como são feitos esses 3 tipos de tratamento e como são as suas recuperações. Acompanhe!
Ler Mais
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico