Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Fibromatose palmar: o que é

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A Fibromatose palmar, ou Moléstia de Dupuytren, é uma doença que acomete principalmente pacientes do sexo masculino, e em geral, depois dos 40 anos.

Para você entender essa história, imagine que entre a pele e as demais estruturas que tem na mão, ou seja, entre a pele, tendões, músculos e parte óssea, existe uma espécie de capa que recobre toda a parte palmar.

A Fibromatose palmar é uma proliferação que acontece dessa capa, produzindo nodulações que podem se confluir e formar as cordoalhas.

Manifestação:

A primeira manifestação que notaremos é pequenas nodulações encontradas geralmente no aspecto palmar da mão, principalmente na linha ou em relação a alguns dedos.

Em geral, começa a ter uma pequena nodulação que pode ou não proliferar, notando outros nódulos. Em casos mais evoluídos começa a formar o que chamamos de cordoalha, uma espécie de nódulo com uma cordinha que puxa o dedo em direção à palma da mão. Mas em um primeiro momento, perceberemos apenas pequenas nodulações.

A grande maioria dos casos tem origem genética, ou seja, não é predisponente por nenhum tipo de fazer, mas em algumas doenças específicas, como, o tratamento de diabetes ou epilepsia, existe maior prevalência dessa patologia.

Veja também: Lesões ligamentares de Mão.

Avaliação:

Uma vez levantada a suspeita, é necessário fazer um exame, como, por exemplo, ultrassom ou ressonância para identificar melhor o processo. A partir daí, definir um período de observação para saber se é um processo que vai estancar ou proliferar.

Já adianto que na maioria dos casos, acabam aparecendo e ficam estáveis, mas um ou outro caso que esse processo evolui, pode haver a necessidade de intervenção.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico