Para a gente começar a conversa sobre as lesões do plexo braquial, temos que entender que o plexo é um conjunto de nervos que saem da região da cervical e são responsáveis por toda a motricidade que a gente tem do braço. Tudo que está no membro superior em termos de mobilidade, existe a correlação com o bom funcionamento do plexo braquial.
Geralmente são lesões traumáticas e as mais frequentes estão associadas a acidentes automobilísticos, mas principalmente acidentes de moto.
Geralmente ocorrem por lesões de grave intensidade e traumas mais violentos através do mecanismo de tração, que é o deslocamento da cervical em relação ao membro superior.
As lesões do plexo braquial podem ser desde lesões de estiramento, ou seja, apenas estica e volta para o lugar sem rupturas, até lesões que compreendem rupturas parciais dos nervos ou lesões em que ocorrem rupturas mais extensas. Cada um desses tipos terá um desdobrar diferente.
Veja também: Lesão ligamentar do Polegar – o que é e tratamento.
Existem alguns tipos de lesões do plexo braquial, veja quais são:
Geralmente não causam sequelas definitivas e possuem um bom prognóstico, porém, com uma recuperação bastante lenta.
A gente começa a acompanhar o paciente depois do acidente e nota melhoras de três a seis meses. É uma recuperação bem gradual e lenta.
É uma lesão que leva a incapacidade de recuperação por conta própria e precisa ser acompanhada, pois percebemos pequenos déficits, principalmente na mobilidade do ombro e braço, que são as mais comuns.
Nas lesões do plexo braquial, cujas extensões são mais amplas, acabam levando a uma paralisia ou limitação da mobilidade do braço como um todo.
Portanto, depois dessas lesões iniciais, o acompanhamento é muito importante para entender qual o caminho que a lesão vai tomar e principalmente, se há uma lesão propriamente dita de nervos, deve pensar nos tipos de tratamento que são possíveis, cada caso terá o seu correspondente tratamento.
Veja também: Lesões que levam à cirurgia de mão.
As lesões do plexo braquial são complexas e que envolvem bastante possibilidade de sequela, é importante ter um médico responsável para minimizar as sequelas de uma lesão mais grave.
O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico