Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Lesões do plexo braquial: o que são, causas e tratamento

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Para a gente começar a conversa sobre as lesões do plexo braquial, temos que entender que o plexo é um conjunto de nervos que saem da região da cervical e são responsáveis por toda a motricidade que a gente tem do braço. Tudo que está no membro superior em termos de mobilidade, existe a correlação com o bom funcionamento do plexo braquial.

Geralmente são lesões traumáticas e as mais frequentes estão associadas a acidentes automobilísticos, mas principalmente acidentes de moto.

Causas:

Geralmente ocorrem por lesões de grave intensidade e traumas mais violentos através do mecanismo de tração, que é o deslocamento da cervical em relação ao membro superior.

As lesões do plexo braquial podem ser desde lesões de estiramento, ou seja, apenas estica e volta para o lugar sem rupturas, até lesões que compreendem rupturas parciais dos nervos ou lesões em que ocorrem rupturas mais extensas. Cada um desses tipos terá um desdobrar diferente.

Veja também: Lesão ligamentar do Polegar – o que é e tratamento.

Tipos de lesões:

Existem alguns tipos de lesões do plexo braquial, veja quais são:

Lesões por estiramento:

Geralmente não causam sequelas definitivas e possuem um bom prognóstico, porém, com uma recuperação bastante lenta.

A gente começa a acompanhar o paciente depois do acidente e nota melhoras de três a seis meses. É uma recuperação bem gradual e lenta.

Lesões parciais dos nervos:

É uma lesão que leva a incapacidade de recuperação por conta própria e precisa ser acompanhada, pois percebemos pequenos déficits, principalmente na mobilidade do ombro e braço, que são as mais comuns. 

Lesões do plexo braquial mais extensas:

Nas lesões do plexo braquial, cujas extensões são mais amplas, acabam levando a uma paralisia ou limitação da mobilidade do braço como um todo.

Tratamento e recuperação:

Portanto, depois dessas lesões iniciais, o acompanhamento é muito importante para entender qual o caminho que a lesão vai tomar e principalmente, se há uma lesão propriamente dita de nervos, deve pensar nos tipos de tratamento que são possíveis, cada caso terá o seu correspondente tratamento.

Veja também: Lesões que levam à cirurgia de mão.

As lesões do plexo braquial são complexas e que envolvem bastante possibilidade de sequela, é importante ter um médico responsável para minimizar as sequelas de uma lesão mais grave.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico