Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Moléstia de Dupuytren? Quais são as causas, sintomas e tratamentos?

Atualizado em 27/04/2023
Tempo de leitura: 3 min.

A fibromatose palmar se apresenta a partir de pequenas nodulações que podem atrapalhar o paciente na realização de algumas atividades cotidianas, como colocar a mão no bolso ou simplesmente esticar o dedo. 

Neste post, falaremos sobre a Moléstia de Dupuytren, suas causas, evidências que auxiliam no diagnóstico e os tratamentos indicados para este distúrbio. Acompanhe!

O que é a Moléstia de Dupuytren? 

A moléstia de Dupuytren ou a fibromatose palmar é um distúrbio que acomete uma parte da população, tendo maior incidência na população branca de origem caucasiana. Possui uma forte relação com a questão congênita, porém existem muitos casos que aparecem esporadicamente essas lesões e muitas vezes também podem ter associação com alguns tipos de tratamento e alguns hábitos que os pacientes podem ter.

O que temos mais comumente, são as associações com alguns tratamentos para diabetes, alguns tratamentos para epilepsia e também existe algum grau de associação com alguns hábitos, por exemplo com o alcoolismo, que pode ser um fator desenvolvedor e que auxilia no disparo do processo de formação da fibromatose. 

Diagnóstico 

As principais evidências clínicas da fibromatose palmar, se apresentam num primeiro momento de uma forma nodular, mais sutil, com o tempo ela vai podendo formar uma certa ponte entre essas pequenas nodulações. Isso dificulta muito na rotina durante o dia a dia, como colocar a mão no bolso ou simplesmente esticar a mão para pegar algum objeto, ou seja, acaba atrapalhando a dinâmica de funcionamento da mão. 

Caso não seja tratada, o paciente pode chegar em estágios mais avançados da fibromatose palmar, onde é formada uma flexão mais exagerada da falange e como essas deformidades são bastante rígidas, pode acabar limitando cada vez mais a realização de tarefas. Os três dedos mais comuns de se submeterem a esse distúrbio são o polegar, médio e anelar.

Causas e Tratamentos 

A Moléstia de Dupuytren tem suas causas envolvidas com componentes genéticos e alguns componentes comportamentais, há alguns tratamentos de doenças que podem desenvolver esse tipo de situação, mas tem casos em que são “espontâneos” e não possui nenhuma relação com essas alternativas.

O tratamento deste problema normalmente vai ser a observação, a não ser que esteja em casos mais avançados, onde é aplicado a monitoração e uma sequência de atendimentos e nos casos em que o paciente tem uma deformidade mais avançada, existe a possibilidade de uma conduta cirúrgica, onde será realizada a remoção desse tecido, permitindo a volta da mobilidade. É uma cirurgia delicada, que envolve uma série de cuidados, mas cujos resultados são bastante satisfatórios

Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e nos siga em nossas redes sociais para mais informações sobre o conteúdo.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico