Início » Os sintomas e tratamento da Síndrome do túnel cubital


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Os sintomas e tratamento da Síndrome do túnel cubital

A imagem mostra apenas o braço direito esticado de um homem com o punho virado para cima e o cotovelo um pouco inclinado para baixo, e a mão do braço esquerdo está pegando no cotovelo do braço direito.

Responsável pelas alterações de sensibilidade nas mãos, a síndrome do túnel cubital é alteração que tipicamente se caracteriza por uma compressão do nervo ulnar, que pode ser danificado com facilidade, principalmente na região do cotovelo. O túnel cubital recebe esse nome, devido à passagem estreita para o nervo na região posterior do cotovelo. Esse nervo é que concede a sensibilidade ao dedo mínimo, ao anelar e também à lateral das mãos, além de motricidade para muitas funções dos dedos da mão e punho. 

Quer saber quais são os sintomas e formas de tratamento para esse tipo de problema? Continue nos acompanhando! No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o assunto.

Mas, e as causas da síndrome do túnel cubital?

Antes de falar sobre os sintomas que levam à síndrome do túnel cubital, vamos citar as principais causas da doença. Entre os fatores que levam ao problema, estão:

Anatomia

Muitas vezes, o nervo ulnar não fica em seu lugar, e tende a saltar de um lado para o outro, sofrendo atrito de uma saliência óssea ( o epicondilo medial) , sendo observada quando o cotovelo se move.

Compressão 

Ocorre quando o nervo apresenta pouca cobertura sobre ele, com uma pressão direta, quando ele é apoiado no braço da cadeira, por exemplo.

Estiramento

Pode acontecer durante o sono, ou quando o cotovelo é mantido dobrado por muito tempo, o que que faz com que o nervo seja esticado.

Principais sintomas

Entre os sintomas, destacam-se: dormência, formigamento, sensação de aplicação de agulhas no dedo anelar e mínimo, além de dores no cotovelo. Também pode ocorrer uma fraqueza, algo que irá interferir no movimento de pinça dos dedos polegar e indicador, causando incapacidade para segurar objetos, uma vez que uma grande parte dos músculos da mão é controlada pelo nervo ulnar.

Além destes sintomas, a perda muscular ou atrofia de regiões da mão, e também a deformação dos dedos, são considerados como sinais desta patologia, que devem ser investigados pelo médico especialista em mãos, para indicação do tratamento adequado.

Qual a forma de tratamento?

É importante, inicialmente, evitar atividades que provoquem os sintomas, tais como flexão por longos períodos do cotovelo ou até do apoio. Os indivíduos que apresentam a síndrome do túnel cubital em estágio leve, passam por um processo de reabilitação, em um primeiro momento, algo que, em geral, tem uma resposta positiva.

Já as pessoas que apresentam casos mais graves de compressão do nervo, ou que não respondem bem ao tratamento inicial, necessitam de cirurgia para aliviar a compressão. Geralmente, o procedimento é realizado sob anestesia geral. É feita então uma incisão na pele, da região posterior e interna do cotovelo, para a liberação do nervo cubital.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.