Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Tumores de Mão: o que são, tipos e como tratar

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Em primeiro lugar, os tumores de mão são qualquer elevação ou nodulação que você possa notar nos dedos, dorso da mão e eventualmente na parte de baixo da mão, na parte volar.

Os tumores de mão são benignos, ou seja, não demandam aquela preocupação que outros tipos de tumores e nodulações que demandam na maioria dos pacientes. Por via de regra, é uma alteração benigna e tranquila, porém, é recomendada para muitos casos a extração deles, dependendo da natureza.

Exames:

Esses tumores e nodulações devem ser obviamente investigados e avaliados por algum colega da especialidade para fazer exames como, raio-x, ultrassom e muitas vezes uma ressonância, para fazer a detecção adequada do problema e a partir disso, tentar destrinchar quais os melhores caminhos para o tratamento.

Tipos comuns de tumores:

A nodulação e tumoração mais comum são os cistos sinoviais, que já discutimos em outros vídeos, classificados como falsos tumores, mas são disparadas as alterações e nodulações mais frequentes no punho e dedos.

Outras nodulações comuns são os tumores de células gigantes, de origem benigna. Esses tendem a ter um crescimento lento e progressivo, muitas vezes é recomendada a retirada por prevenção, para evitar transtornos adicionais.

Existem também os cistos epidérmicos (cistos de inclusão) que são provenientes de cortes ou de inclusão para dentro da superfície da pele de materiais estranhos que formam pequenos granulomas e nódulos que podem parecer tumores, mas na verdade são alterações mais benignas, que também às vezes incomoda e atrapalha sendo indicada a remoção.

Existem outros tumores mais da parte óssea, como os encondromas, lesões intra-ósseas que podem gerar, às vezes, fragilidade óssea e normalmente não causam desconforto, apenas descobrindo através de exames.

Dependendo da região, tipo de lesão e extensão, pode também requerer um tratamento cirúrgico ou apenas ser observados e monitorados durante um tempo.

Sempre que for notado e diagnosticado alguma nodulação ou tumoração na mão procure uma avaliação médica especializada para fazer exames e confirmar ou não as hipóteses.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico