Início » Tumores de Mão: o que são, tipos e como tratar


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 25/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Tumores de Mão: o que são, tipos e como tratar 

 

O que são:

Em primeiro lugar, os tumores de mão são qualquer elevação ou nodulação que você possa notar nos dedos, dorso da mão e eventualmente na parte de baixo da mão, na parte volar.

Os tumores de mão são benignos, ou seja, não demandam aquela preocupação que outros tipos de tumores e nodulações que demandam na maioria dos pacientes. Por via de regra, é uma alteração benigna e tranquila, porém, é recomendada para muitos casos a extração deles, dependendo da natureza.

Exames:

Esses tumores e nodulações devem ser obviamente investigados e avaliados por algum colega da especialidade para fazer exames como, raio-x, ultrassom e muitas vezes uma ressonância, para fazer a detecção adequada do problema e a partir disso, tentar destrinchar quais os melhores caminhos para o tratamento.

Tipos comuns de tumores:

A nodulação e tumoração mais comum são os cistos sinoviais, que já discutimos em outros vídeos, classificados como falsos tumores, mas são disparadas as alterações e nodulações mais frequentes no punho e dedos.

Outras nodulações comuns são os tumores de células gigantes, de origem benigna. Esses tendem a ter um crescimento lento e progressivo, muitas vezes é recomendada a retirada por prevenção, para evitar transtornos adicionais.

Existem também os cistos epidérmicos (cistos de inclusão) que são provenientes de cortes ou de inclusão para dentro da superfície da pele de materiais estranhos que formam pequenos granulomas e nódulos que podem parecer tumores, mas na verdade são alterações mais benignas, que também às vezes incomoda e atrapalha sendo indicada a remoção.

Existem outros tumores mais da parte óssea, como os encondromas, lesões intra-ósseas que podem gerar, às vezes, fragilidade óssea e normalmente não causam desconforto, apenas descobrindo através de exames.

Dependendo da região, tipo de lesão e extensão, pode também requerer um tratamento cirúrgico ou apenas ser observados e monitorados durante um tempo.

Sempre que for notado e diagnosticado alguma nodulação ou tumoração na mão procure uma avaliação médica especializada para fazer exames e confirmar ou não as hipóteses.

2 Comentários

  1. Joseane

    Apareceu uma bolinha tipo um nódulo bem no meio da mao parte de dentro , duro não doi

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 3 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.