Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Síndrome do canal de Guyon: quais os sintomas?

Atualizado em 14/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O canal de Guyon é um túnel formado por dois ossos pequenos da região do carpo, mais precisamente pelo ligamento que os conecta. Após a sua passagem por este túnel, o nervo ulnar se ramifica e fornece uma sensibilidade ao dedo mínimo e à metade do dedo anelar, sendo responsável também pela inervação motora dos músculos intrínsecos da mão.

Quando o nervo ulnar sofre uma compressão, ocorre a chamada Síndrome do Canal de Guyon, provocando uma série de sintomas.

Você sabe quais são os sintomas desta doença? Elaboramos este artigo para mais informações e para esclarecer essa dúvida.

Ao fundo da imagem, há uma mão com o nervo ulnar comprimido.
Síndrome do canal de Guyon: quais os sintomas? 2

Causas da Síndrome do Canal de Guyon

Não existe uma causa única da doença, mas sim diversas situações que, individualmente ou em conjunto, podem culminar no surgimento dos sintomas.

Portanto, a Síndrome do Canal de Guyon pode estar associada à:

Principais sintomas da doença

Os sintomas dessa doença podem variar de pessoa para pessoa. Geralmente, a Síndrome do Canal de Guyon se manifesta através de dor no punho e sensação de dormência no dedo mínimo e no dedo anelar.

Alguns pacientes acabam se queixando também da sensação de alfinetada nesses dois dedos, principalmente nas primeiras horas do dia.

Em uma fase mais avançada da doença, o paciente pode sentir fraqueza nas mãos e até mesmo, perder a coordenação motora, principalmente em atividades que necessitam de habilidades com as mãos, como por exemplo, tocar instrumentos.

Existem casos onde os sintomas abrangem queimação no punho e na mão, com choques no local onde a compressão do nervo é maior. Toda essa progressão de dor no punho acontece algum tempo depois, após o surgimento dos sintomas.

Agora que você já sabe quais são os sintomas, ao primeiro sinal de Síndrome do Canal de Guyon, o médico especialista em mãos deverá ser procurado o quanto antes, para indicar o tratamento adequado.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico