Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Tenho uma fratura não consolidada do Escafóide. Qual o tratamento?

Atualizado em 12/01/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Sendo o escafóide, um dos ossos mais importantes para a mobilidade do punho, uma fratura não consolidada desse osso, pode prejudicar a longo prazo, a integridade dos movimentos do punho.

Neste post, iremos falar sobre as fraturas não consolidadas do escafóide, como esse problema progride e como é feito o tratamento. Acompanhe!

Fratura do Escafóide

Em cerca de 20% dos casos de fratura do escafóide, mesmo o paciente fazendo o tratamento adequado, tendo o diagnóstico precoce e seguindo as recomendações do médico ortopedista, ainda assim, esses casos podem evoluir com a não consolidação da fratura.

Dependendo da localização, existem algumas fraturas onde isso é mais frequente, pois a pouca circulação de sangue local, faz com que o escafóide tenha essa predisposição que dificulta a cicatrização.

Progressão da doença

Com o tempo, a falha da cicatrização vai gerando processos degenerativos no punho. O que varia de pessoa para pessoa, é a intensidade com que isso acontece, se é logo no início ou se demora alguns anos, mas isso é uma coisa definida, ou seja, se você tem fratura do escafóide e não consolidou, você vai ter uma consequência, e a principal das consequências é o desgaste articular.

Devido ao não tratamento da fratura não consolidada do escafóide, a progressão da doença faz com que diferentes setores do punho se degenerem conforme o tempo vai passando. Com isso, o que o paciente começa a ter com mais frequência, é dificuldade no movimento, deformidade local e dor.

Tratamentos

As opções de tratamento variam conforme o grau de degeneração de cada um dos setores do punho. Uma das opções, é a carpectomia de fileira proximal, uma cirurgia em que uma série de ossinhos é removida, permitindo assim alguma mobilidade do punho. Essa é uma possível opção em estágios intermediários.

Outro procedimento, que também tem a função de manter alguma mobilidade, é a chamada artrodese parcial de punho, onde são feitas fusões parciais entre os ossinhos remanescentes do punho, mas que de alguma maneira comprometem a funcionalidade global do punho, deixando o mesmo estabilizado e fazendo com que o paciente pare de ter uma dor mais excessiva. Esse procedimento é um recurso em casos mais avançados.

Se você gostou desse conteúdo, e quer saber mais sobre cirurgia de mão, continue nos acompanhando.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico