Início » As lesões nas mãos que mais acometem os músicos: Descubra!


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

As lesões nas mãos que mais acometem os músicos: Descubra!

A imagem mostra uma mão com os dedos atrofiados tocando piano.

Você sabia que os músicos também estão propensos a desenvolver lesões nas mãos? Alguém que almeja dominar um instrumento musical precisa de muita disciplina e dedicação, e muitas vezes, para chegar ao nível de excelência e alcançar a habilidade desejada, é necessário enfrentar algumas dificuldades físicas. Desta forma, os casos de músicos que sofrem algum tipo de lesão repetição de esforços e tensionamento excessivos crescem cada vez mais.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as lesões nas mãos que acometem os músicos. Fique conosco para descobrir quais são elas!

Afinal, quais são as lesões nas mãos mais comuns em músicos?

Entre as lesões nas mãos mais comuns em profissionais da música, estão:

Tendinites ou tenossinovites

As lesões por repetição de esforços apresentam diversas variações. Sendo assim, podem ocorrer problemas como a tendinite, que de todas, é considerada a lesão mais comum em músicos, e acontece com bastante frequência na classe de profissionais da música. Neste caso, a tendinite ocorre devido à recorrência dos movimentos, sem intercalar períodos de pausa, o que contribui para a inflamação do tecido que compõe os tendões.

A tenossinovite é causada por uma inflamação na bainha do tendão. Uma das formas comuns de apresentação pode ser a chamada de Moléstia de Quervain, que atinge, geralmente, bateristas, flautistas, entre outros. O problema causa muita dor e edemas na mão / punho, mas felizmente não é um problema insolúvel, existem tratamentos eficazes.

Neuropatias 

O mau posicionamento da mão mais exigida para o dedilhado em cordas, pode desencadear desordens nos membros esquerdos de violinistas e violeiros. Essa postura acaba por comprimir o nervo ulnar, dando origem a neuropatia. Os músicos acometidos por essa lesão podem sentir dor na mão, dormência e até sofrer problemas motores. 

A Síndrome do Túnel do Carpo, que também está relacionada com a compressão do nervo mediano, é mais uma neuropatia que os músicos podem desenvolver.

Gostou do conteúdo ou apresenta dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.