Você sabia que os músicos também estão propensos a desenvolver lesões nas mãos? Alguém que almeja dominar um instrumento musical precisa de muita disciplina e dedicação, e muitas vezes, para chegar ao nível de excelência e alcançar a habilidade desejada, é necessário enfrentar algumas dificuldades físicas. Desta forma, os casos de músicos que sofrem algum tipo de lesão repetição de esforços e tensionamento excessivos crescem cada vez mais.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as lesões nas mãos que acometem os músicos. Fique conosco para descobrir quais são elas!
Entre as lesões nas mãos mais comuns em profissionais da música, estão:
As lesões por repetição de esforços apresentam diversas variações. Sendo assim, podem ocorrer problemas como a tendinite, que de todas, é considerada a lesão mais comum em músicos, e acontece com bastante frequência na classe de profissionais da música. Neste caso, a tendinite ocorre devido à recorrência dos movimentos, sem intercalar períodos de pausa, o que contribui para a inflamação do tecido que compõe os tendões.
A tenossinovite é causada por uma inflamação na bainha do tendão. Uma das formas comuns de apresentação pode ser a chamada de Moléstia de Quervain, que atinge, geralmente, bateristas, flautistas, entre outros. O problema causa muita dor e edemas na mão / punho, mas felizmente não é um problema insolúvel, existem tratamentos eficazes.
O mau posicionamento da mão mais exigida para o dedilhado em cordas, pode desencadear desordens nos membros esquerdos de violinistas e violeiros. Essa postura acaba por comprimir o nervo ulnar, dando origem a neuropatia. Os músicos acometidos por essa lesão podem sentir dor na mão, dormência e até sofrer problemas motores.
A Síndrome do Túnel do Carpo, que também está relacionada com a compressão do nervo mediano, é mais uma neuropatia que os músicos podem desenvolver.
Gostou do conteúdo ou apresenta dúvidas? Deixe um comentário abaixo!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico