Existem vários segmentos da área médica que podem atuar dentro da especialidade de Cirurgia de Mão, isso porque esse é um órgão extremamente complexo. Podemos ter desde cirurgiões plásticos e neurocirurgiões, até ortopedistas.
Portanto, é responsabilidade desses profissionais, tentar tratar tudo o que aflige a mão em termos traumáticos, por exemplo:
Qualquer afecção, seja aguda (lesão traumática) ou crônica (processo degenerativo), acaba sendo da responsabilidade dos profissionais citados acima.
Patologias como Síndrome do Túnel do Carpo, que é a compressão nervosa do mediano, dedo em gatilho, que está relacionado com a tenossinovite de flexores, lesões da parte ligamentar, que são as lesões traumáticas de mão e punho, fraturas de escafoide, fraturas do rádio distal, fraturas de metacarpo, fraturas de falanges, tudo isso está englobado dentro da área da Cirurgia de Mão.
Muitas pessoas acham que, por essa área ter a nomenclatura ‘Cirurgia de Mão, é feita apenas casos cirúrgicos, mas isso não é verdade. Existem muitos casos que podem ser tratados de maneira mais conservadora, utilizando proteções, reabilitações, infiltrações, entre outros.
Contudo, atuamos tanto no campo clínico, ou seja, no tratamento de consultório em si, quanto na área cirúrgica.
Dentro dessa formação, cumprimos uma residência de ortopedia mínima de 3 anos e a subespecialidade, que é a Cirurgia de Mão, acaba tomando mais 2 anos.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico