Cirurgia de mão: entenda a especialidade

Atualizado em: 12/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

[wpseo_breadcrumb]

Existem vários segmentos da área médica que podem atuar dentro da especialidade de Cirurgia de Mão, isso porque esse é um órgão extremamente complexo. Podemos ter desde cirurgiões plásticos e neurocirurgiões, até ortopedistas.

O que trata a área de Cirurgia de mão?

Portanto, é responsabilidade desses profissionais, tentar tratar tudo o que aflige a mão em termos traumáticos, por exemplo:

  • Lesões ósseas;
  • Lesões ligamentares;
  • Lesões tendinosas;
  • Lesões nervosas;
  • Cobertura cutânea, entre outros.

Qualquer afecção, seja aguda (lesão traumática) ou crônica (processo degenerativo), acaba sendo da responsabilidade dos profissionais citados acima.

Patologias como Síndrome do Túnel do Carpo, que é a compressão nervosa do mediano, dedo em gatilho, que está relacionado com a tenossinovite de flexores, lesões da parte ligamentar, que são as lesões traumáticas de mão e punho, fraturas de escafoide, fraturas do rádio distal, fraturas de metacarpo, fraturas de falanges, tudo isso está englobado dentro da área da Cirurgia de Mão.

O Cirurgião de Mão trata apenas com cirurgia?

Muitas pessoas acham que, por essa área ter a nomenclatura ‘Cirurgia de Mão, é feita apenas casos cirúrgicos, mas isso não é verdade. Existem muitos casos que podem ser tratados de maneira mais conservadora, utilizando proteções, reabilitações, infiltrações, entre outros.

Contudo, atuamos tanto no campo clínico, ou seja, no tratamento de consultório em si, quanto na área cirúrgica.

Dentro dessa formação, cumprimos uma residência de ortopedia mínima de 3 anos e a subespecialidade, que é a Cirurgia de Mão, acaba tomando mais 2 anos.

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.